O meu envolvimento com a França começou quando resolvi, do nada, entrar na Aliança Francesa para conhecer o lugar. Saí de lá matriculado.
De lá para cá, foram anos de estudo, viagens, pessoas que me ensinaram a admirar a cultura, a educação, a tradição, a preocupação com o social, a história das revoluções, dos pensadores e dos filósofos.
Por causa disso, sempre que possível, eu assisto ao telejornal das 20:00 transmitido em Paris para eu ficar "por dentro" da notícia. E na edição de 10 de junho, tive a surpresa em ver que eles estão com sérios problemas de trânsito. Ao assistir às imagens, pensei que estivesse em BH e suas infindáveis motos, motociclistas atropelados em frente às câmeras, desrespeito com pedestres e uma bagunça geral no trânsito.
O resultado disso é que eu fiquei sem argumento. Antes, eu acreditava que a educação e a civilidade poderiam conter uma certa barbárie para a qual o mundo caminha. Hoje, minhas certezas me deixam com dúvidas e vejo um certo fracasso na minha frente.
Alguém, por acaso, sabe onde é a saída de emergência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário